História de Dom Pedrito/RS
No início, os índios pampeanos habitavam a região que integra o município de Dom Pedrito, como parte da Estância de São Miguel.
Por volta de 1700 - 1750, o "campo das flores" - iñuvoti - como os índios denominavam o local, recebia um grupo de espanhóis desertores do Exército do Vice Reino do Prata, liderado por Dom Pedro Ansuateguy.
Embrenhados nas matas a procura de região limítrofe entre as terras portuguesas e espanholas, vêm juntar-se ao grupo indígena, aldeado à margem do rio Santa Maria. Nesse local, os espanhóis constroem meia dúzia de ranchos e, aos poucos, facilitado pelo passo ali existente e pela posição estratégica, surge alí um "Posto de Contrabando". E por Pedro Ansuateguy ser apelidado de Dom Pedrito, começou a se nominar aquele local de passagem como Passo de Dom Pedrito.
O Passo recebeu atenção especial da Província e, em 1825, foi designado Bernardino Ângelo da Fonseca para seu escrivão. Ele, com o apoio dos moradores, solicitou a criação de uma capela-curada junto ao passo, reivindicação alcançada em 18 de novembro de 1852.
A capela N. Sra. do Patrocínio e a população são trasladados para um assentamento definitivo, em 1854, após a demarcação, ocupando o terreno da atual Praça General Osório.
Em 1859, Dom Pedrito é elevado à Freguesia e em 30 de outubro de 1872, à Vila - data que é celebrado o Dia do Município.
O Município hoje tem o cognome de CAPITAL DA PAZ, pelo fato de que, na localidade de Ponche Verde, terem ocorridas as tratativas dos Farroupilhas para a pacificação do Rio Grande, que pôs fim a Revolução Farroupilha. Neste local encontra-se hoje um monumento, conhecido como OBELISCO DA PAZ.
"ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS DE DOM PEDRITO"
PREFEITURA MUNICIPAL - PALÁCIO PONCHE VERDE
SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO
GUATAMBU - ESTÂNCIA DO VINHO
UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
MONUMENTO EM HOMENAGEM À PAZ FARROUPILHA
CAIXA D'ÁGUA
Localizada na Praça General Osório
OBELISCO DA PAZ
Redes Sociais