Resumo Histórico
A 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada teve sua origem em meados da década de 80. A Portaria Ministerial nr 46 de 16 outubro de 1986, criou a companhia diante da necessidade da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em ter uma tropa para dar maior mobilidade e aumentar o seu poder de combate para a defesa de nossas fronteiras.
As instalações do então 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, ora transferido para São Miguel D’ Oeste em Santa Catarina, começa a receber o azul turquesa e traços próprios da nobre arma de engenharia.
Logo após, a transferência definitiva do escalão de comando do 14º RCMec em 1989, houve a primeira incorporação de soldados de engenharia desde então com sucessivas incorporações contribuiu sobremaneira para o sucesso das operações da nossa 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, como também marcou presença através da responsabilidade social junto a sociedade pedritense, realizando ações cívicas como Operação Arca de Nóe (em épocas de enchente), Campanha do Agasalho, Campanha do Quilo, Campanha no Combate a Dengue, Apoio Musical a APAE e Corrida Mundial pela Paz, cumprindo assim a missão da mão amiga de nosso Exército Brasileiro preservando a imensa credibilidade possuída no país.
Através da Portaria nr 52 do Estado-maior de Exército de 10 fevereiro de 1994, a 3ª Companhia recebeu a designação histórica de “Companhia Emílio Carlos Jourdan”, juntamente com seu estandarte histórico, homenageando assim o Tenente Coronel Emílio Carlos Jordan, herói da engenharia militar na guerra do Paraguai.
O Tenente Coronel Honório Emílio Carlos Jourdan nasceu em Namur, na Bélgica em 19 de julho de 1838, em 1863, com 25 anos de idade chegou ao Brasil, formado em engenharia civil e brasileiro naturalizado prestou relevantes serviços à nossa pátria, falecendo a 8 de agosto de 1900, na cidade do Rio de Janeiro.
Redes Sociais